As Escolhas do MV (XXIII)

A semana passada também não me apeteceu muito. E também não tinha grandes sugestões. Esta semana talvez:

  • não sei qual é a loucura toda com o iPad. Os patos que os vão comprar a correr para poderem mostrar com agrado a sua adoração fanática (fashion whores) vão ser depois enganados quando sair o iPad 3GS (a versão que é igual à outra mas faz mais algumas coisas que a primeira devia fazer. Eu por mim vou esperar por um dos tablet/slates baseado em sistema Android (para quem não sabe: o sistema operativo do Google, uma versão modificada de Linux). Para além de que eu já tive um iPad há 15 anos atrás e não gostei muito.
  • alguém está a pensar montar uma startup com um produto web-based? Evitem qualquer uma destas 10 ideias.
  • a escolha musical da(s) semana(s) refere-se à minha ida ao Coliseu para ver os Tangerine Dream. Foi um bom concerto até à primeira hora. Depois até à segunda hora começou a tornar-se maçador. Quando entraram na terceira hora, vim embora. Para além da música, da tecnologia e do espectáculo visual, Iris Camaa, a louraça percussionista (vide aos 4m:44s), era quiçá impressionante. Em vários sentidos… Ninguém lhe deve ter dito que aquilo não era uma banda de hard rock.
  • as sugestões de livros são os livros consumidos durante estas 2 semanas: acabei o “The Nudist on the Late Shift”, li o “Only the Paranoid Survive”, escrito pelo big boss da Intel, e comecei e estou quase a acabar o “Microtrends: The Small Forces Behind Today’s Big Changes”. O segundo devia ser lido por muita gente que ainda não percebeu porque é que em última análise o iPhone não tem hipótese. Podem ler este sumário. Olhem bem para o terceiro gráfico, relativo à transformação de uma indústria vertical numa indústria horizontal, e tirem conclusões.
  • já recomendei aqui o livro “Economics in One Lesson”. Podem comprar mas também está disponível gratuitamente online (procurem ou vejam o post onde recomendei o livro). Se não vos apeteceu ler o livro, fiquem a saber que a lição base é a “parábola da janela partida”, criada por Bastiat. E podem ver este video com um resumo em cerca de 2 minutos e meio. Explica bem porque é que é inútil a intervenção do Estado na economia, cobrando mais impostos para criar empregos. Cria empregos de um lado mas destrói-os do outro: quem paga mais impostos contrata menos empregados ou compra menos produtos (o que faz com quem as empresas produtoras eliminem postos de trabalho).

Até à proxima semana. Pode ser que eu traga a resposta ao mistério da Vida, do Universo e tudo o Resto.

1 comment

  1. boas,

    acho que há mercado para uma rede social que respeite a privacidade dos seus utilizadores e que dê a estes a última palavra e que lhes permita por exemplo trocar ficheiros entre amigos ou grupos, chat, mail, etc tudo confidencialmente, podendo mesmo criar uma espécie de cloud groups onde os HD’s das pessoas de cada grupo formariam uma espécie de cloud privada, algo tipo wuala, usando para tal uma mistura de P2P/F2F e darknets.

    ab