As Escolhas do MV (XVIII)

Been. Busy. Back.

  • And now for something completely different… As últimas semanas, para além de reuniões e contratos, foram gastas a investigar algumas tecnologias na área da programação de jogos. O problema em questão é: como desenvolver um jogo uma única vez e tê-lo a funcionar em multiplas plataformas, por exemplo Wii+XBox+PS3. Não é trivial; mas também não é solução desenvolver 3x o mesmo jogo. Para já os candidatos são 3: o Torque, o Unity e o Q. Este último, menos conhecido, é o que parece mais promissor. Há alternativas? A gerência agradece as sugestões.
  • Como testar se uma ideia para uma empresa/startup vale a pena? A esta lista de 5 pontos eu usava apenas duas e acrescentava uma: 1) procurar se existe concorrência; 2) procurar se os potenciais clientes têm um problema/necessidade; e 3) (a minha), desenvolver um protótipo/proof-of-concept.
  • Quanto à escolha video/musical, sugestão para ouvirem uma banda subestimada e com uma originalidade que não se vê há muito tempo: Jane’s Addiction. Das melhores coisinhas que surgiram no fim dos anos 80, inicio dos anos 90. Da altura fica o Been Caught Stealing, de um dos 2 ábums que editaram. Só voltam a fazer alguma coisa em 2003, depois de se voltarem a formar, da qual se retira o Just Because.
  • Um dos jogos preferidos da minha adolescência (no ZX Spectrum, claro) era o Deus Ex Machina. Talvez o primeiro jogo multimédia e talvez o primeiro art/arthouse game. Muita noite passei de luzes apagadas em frente à TV e a jogar com os phones nas orelhas a ouvir a banda sonora. Teaser: Deus Ex Machina 2 – 25th Anniversary. God knows what happens next… Don’t I.
  • nestas últimas duas semanas comecei e acabei de ler o Crazy From the Heat e comecei a ler o The Case for Christ. O primeiro é a autobiografia, escrita de forma pouco convencional, do David Lee Roth (antigo e actual vocalista dos Van Halen, entre outras coisas). Os episódios contados são hilariantes, muito ao estilo dele. O segundo é uma investigação feita por um jornalista sobre a veracidade da existência e dos factos sobre Jesus Cristo. Diz ele que depois da investigação passou de ateu a crente. Bem, quanto à existência de Cristo, nada de novo, isso é tido como certo e sabido, mesmo pelo ateu mais ferrenho. Quanto aos factos é que há divergências. E o livro não apresenta nada que convença. Talvez porque a quase totalidade das pessoas entrevistadas seja crente e membro desta ou daquela organização católica/cristã. Belo jornalismo…
  • o Brasil teve uma e a França também. Nós também queremos e precisamos de uma, porque esta está morta, cheira mal e só não está enterrada. Por trapalhadas menores um Governo com maioria absoluta foi demitido por um Presidente com um défice republicano.  Sugestão: o Presidente da República depõe o Governo e não convoca eleições; governa ele com o Conselho de Estado (e com o Estado Maior das Forças Armadas a apoiar) até a Assembleia criar uma nova Constituição e o Povo a votar em referendo. Sim, há quem tenha tido a coragem de deixar o Povo Português referendar uma Constituição.

Gone.

2 comments

  1. Em relação ao primeiro ponto: http://www.udk.com/index.html talvez (não sei se a versão gratuita dá para consolas)

  2. Como primeiro jogo, não é um bocado overkill fazer logo algo para as três plataformas?

    pelo que sei existem pareçencas entre as arquitecturas da xbox 360 e pc mas são muito diferentes da ps3. (daí muitos jogos saírem primeiro para estas 2 e meses depois para ps3 ou nem chegam a sair).

    dica dos 5 pontos é bastante útil, valeu.