As Escolhas do MV (I)

Ora vamos lá ver se eu sou capaz de todas as 6as feiras escrever um post com as sugestões para o fim de semana. De vez em quando serão sugestões à la Marcelo (livro, filme, disco, video, etc) outras vezes serão sugestões à la Gildot, conforme as costumava lá fazer (um conjunto de links sobre um qualquer assunto).

Então para esta semana temos:

  • a sugestão tecnológica da semana é o “Backblaze Pod”: o artigo explica como construir um sistema de armazenamento (storage) com 67 Terabyte (são 67.000 Gigabyte) por cerca de 8000 dólares.
  • para quem está a pensar criar um negócio, o business link da semana é um artigo da revista Inc. entitulado “The Best Industries for Starting a Business Right Now”. Uma lista de negócios que valem a pena montar mesmo durante um período de recessão/depressão.
  • durante muito tempo não fui grande fã de David Bowie. Nos últimos tempos tenho ouvido mais e, em particular, visto e ouvido as gravações da sessão gravada em 2000 no BBC Radio Theatre. A banda, os arranjos e a performance do David Bowie são magistrais. O video da emissão televisiva, se bem que não editado em DVD, está por aí disponível; em particular no YouTube encontram quase todos os segmentos/músicas.
  • o video, curiosamente, não é o video do David Bowie, mas sim um clássico do louco Weird Al Yankovic para uma música chamada “Its All About the Pentiums”. A letra é impagável (só para geeks).
  • ainda a propósito do David Bowie, fica o link para um dos meus filmes favoritos: “The Man Who Fell to Earth”, precisamente com o dito cujo David Bowie no papel principal de um extraterrestre que chega à Terra e constrói um império de negócios. “ET” meets “Wall Street”, scifi+ganância, não pode haver melhor.
  • um dos livros lidos nesta última semana foi o “Nudge: Improving Decisions About Health, Wealth and Happiness”. O livro recomenda uma mistura de liberalismo e autoritarismo (libertarian paternalism) para que, sem ingerências na livre escolha dos individuos, se possa construir um sistema que as ajude a fazer melhores escolhas. Altamente recomendado a alguns politicos da nossa praça. Alguns não: todos.
  • finalmente, também vai haver todas as semanas um link de índole politica. Aviso já que sou um neoliberal, não sou democrata (sou republicano) e sou um capitalista reaccionário. Portanto não considero nenhum dos epítetos como insultos. Quaisquer comentários (que passam por aprovação) levam directo com o “press the button” (delete). Pois não, não há liberdade de expressão. Criem o vosso próprio blog e vão para lá dizer cretinices. E assim, sem mais, fica o link para um artigo do Washington Post que fala dos mitos que existem em relação aos sistemas de saúde europeus (“5 Myths About Health Care Around the World”). Boa leitura para quem pensa que na Europa toda só existem Serviços Nacionais de Saúde geridos pelo Estado e que um SNS maioritariamente gerido por privados não pode ser bom e barato.

E pronto, para a semana há mais.

Comments are closed.