A Falacia da Democracia e do Socialismo

Path: mv.asterisco.pt!mvalente
From: mfvale…@gmail.com (Mario Valente)
Newsgroups: mv
Subject: A Falacia da Democracia e do Socialismo
Date: Tue, 20 Aug 09 22:56:21 GMT

O socialismo não funciona porque é inerentemente contraditorio.
A democracia não funciona porque é inerentemente contraditoria.

Na base do socialismo está o pensamento igualitario nascido na revolucao francesa: Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

Ora parta-se do principio que dois sujeitos são iguais, a todos os niveis; sao praticamente gemeos. Mas um deles, no exercicio da sua livre escolha resolve melhorar um qualquer aspecto da sua vida, seja intelectualmente, fisicamente, etc. O outro, no exercicio da sua livre escolha, resolve que não precisa de melhorar nada na sua pessoa ou na sua vida.

O resultado final são dois sujeitos que são necessariamente diferentes. Por natureza está eliminado o principio da igualdade subjacente à logica socialista. Há uma solução para o problema: é obrigar o que escolheu melhorar a suportar aquele que escolheu não melhorar. Esta é a logica socialista actualmente aplicada em Portugal e na Europa. Mas que tem um problema: igualiza à custa de restrições à liberdade do primeiro sujeito.

Na base da democracia está a ideia de que o povo escolhe os seus governantes através do voto livre, devendo os varios candidatos estar em regime de igualdade. Ora o que se verifica é que, por varias razoes, os candidatos não estão em regime de igualdade. Seja porque partem com vantagem (quando estao no Governo), porque teem mais dinheiro, porque teem maior base de apoio, etc. O resultado final são partidos que, agradando ao cidadao, não sao escolhidos na altura do voto porque isso tem um resultado global que não é expressivo. O voto concentra-se em 2 ou 3 partidos e, por natureza, não garante a igualdade dos candidatos portanto não é representativo.

Há quem ache que dizer a alguem (como já varias vezes me aconteceu) “tu és um individualista” é um dos piores insultos.
Há quem ache que dizer a alguem (como já varias vezes me aconteceu) “tu nao és democrata” é um dos piores insultos.

A mim não me aquece nem me arrefece: assumo que não sou democrata, não acredito nem gosto da democracia. Assumo que não acredito nem gosto do socialismo. Pronto, ai está, disse.

Normalmente a seguir vem o bicho papão: és um fascista, ditador, salazarento. Como se a unica alternativa à social democracia fosse a ditadura…

Eu sou republicano, neoliberal e presidencialista. Acredito numa Republica que elege um Presidente/Primeiro-Ministro e respectiva equipa que, a partir dai, actua de forma desimpedida para levar a cabo os designios da Nação, deixando os individuos livres para fazerem as escolhas que desejarem e viverem com as consequencias das mesmas.

— MV

PS – E o salazarento tambem nao me aquece nem me arrefece: tenho a opiniao, como a maioria dos Portugueses, que o Dr Oliveira Salazar foi um grande homem de Estado e um grande Português. Tambem acho o mesmo do Dr Mario Soares e do Dr Alvaro Cunhal (menos o sentido de Estado) e não é isso que me faz socialista ou comunista.

2 comments

  1. Elisabete Goncalves

    Tem o meu acordo em 100%, até na parte que toca ao Dr. Oliveira Salazar e na restante opinião, acerca do mesmo.
    Que pena não haver candidatos independentes, para que pessoas como Mário – honestas e desassombradas – pudessem tentar meter esta bagunça de país na ordem.

  2. 100% de acordo