As Escolhas do MV (VII)

Esta semana os vencedores são:

  • tecnologicamente o que mais me chamou a atenção foi uma apresentação sobre, mais uma vez, o uso de Javascript fora do browser e o seu cada vez maior crescimento e afirmação como um sério e potencial concorrente dos habituais PHP, Python, Perl, Ruby, etc. Há cada vez mais implementações de serverside Javascript e um grupo de pessoas a trabalhar para que seja definido um standard (o CommonJS é uma adaptação do CommonLisp)
  • a coisa mais fácil para candidatos a empreendedores é começar uma empresa. Com o Empresa Na Hora e com o Empresa Online dá para fazer isso a partir de casa e estar a “queimar borracha” em três tempos. Também é fácil funcionar durante 2 ou 3 anos (ou 4 ou 5) e gerar dinheiro para pagar as contas. Também é fácil ter um hit nas mãos, vender e ficar rico. Difícil, difícil mesmo é quando se tem de fechar uma empresa. Ter de despedir pessoas. Ter de dizer a amigos que não dá para continuar. Ter de enfrentar o falhanço, não só pessoalmente mas também face a família, amigos, conhecidos, fornecedores, clientes, concorrentes, etc. Podia dizer até que ninguém é verdadeiramente empreendedor se ainda não passou por essa tribulação. Por isso, antes de chegar a essa situação (ou para quem está nela), é bom ter uma ideia de quando fechar uma empresa e de como fechar uma empresa. Tinham-me dado jeito há uns anos atrás.
  • mais uma semana a trabalhar em documentos e a “martelar” (agora não se pode dizer hacking) algumas tecnologias para ver o que é possível fazer e o que pode dar em negócios. Portanto mais uma semana a ouvir Ambient Music (sim, eu; hard rock e heavy metal consumer; sou um tipo ecléctico o que querem; é por isso que está lá em cima “heavy mental”, geddit? ). Foi uma oportunidade para relembrar um dos meus preferidos, Ulrich Schnauss. O álbum “Far Away Trains Passing By” é brilhante. Vão lá ouvir duas das músicas (Between Us and Them e Passing By) e depois digam qualquer coisinha… É que até o Axl Rose (Guns n Roses) deu uma de Coldplay e plagiou o gajo.
  • uma das bandas de hard rock mais desconhecidas e menosprezadas são os Blue Murder. O David Coverdale despediu o John Sykes, o guitarrista que lhe escreveu quase todas as músicas do “1987” (um dos álbums mais bem sucedidos) e vai daí o John Sykes pegou nas músicas que já tinha para o novo álbum de Whitesnake, formou os Blue Murder e editou o 1º álbum entitulado Blue Murder. Fica o link para o vídeo da música “Valley of the Kings”. “Cry if you must but die you will” é Shakespeare puro…
  • como o Halloween está aí à porta, revejam o filme que deu azo ao “Thriller” de Michael Jackson: “An American Werewolf in London” (lets look at the traila)
  • esta semana li o “A Killing in Venture Capital”. É mau, mau, mau que até doi. É mais fraquinho do que o último dos Metallica. O que vale é que não o comprei…
  • novo Governo, novo Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros. Alguém desempoeirado e que percebe o valor das Tecnologias de Informação, mais próximo dos sítios onde se decidem as coisas. Agora é que vem aí o Plano Tecnológico a sério. Digo eu. Trabalhei com ele e sob a sua tutela, mas sou insuspeito: não tenho relação nenhuma com nenhum partido nem pretendo ter.

E assim acontece.

10 comments

  1. Ricardo Martins

    e se João Tiago Silveira o convidasse para outros palcos?

    Ricardo Martins

    • :-) Boa pergunta…

      Como é improvavel que isso aconteça e seria improvavel que eu aceitasse, nem vale a pena pensar nisso ou responder :-)

      — MV

  2. “Por isso, antes de chegar a essa situação (ou para quem está nela), é bom ter uma ideia de quando fechar uma empresa e de como fechar uma empresa.”

    bingo!

    “Alguém desempoeirado e que percebe o valor das Tecnologias de Informação, mais próximo dos sítios onde se decidem as coisas.”

    bingo again!

  3. boas MV,

    já que falaste sobre Tecnologias de Informação, Ministérios, etc, podemos esperar ver por aqui um artigo sobre as diversas notícias relativas à insegurança que supostamente afecta as redes e sistemas de diversos Ministérios ou não?

    cumps,

    rjnunes

  4. “Ou não… :-)”

    :))

    se me permites a questão, não tendo eu conhecimentos de programação mas estando a pensar aprender uma linguagem, aconselhas dar olhada ao JS ou começar por python?

    a propósito de js e canvas encontrei umas demos muito interessantes aqui ficam os links.

    http://kawanet.blogspot.com/2009/02/incredible-javascriptcanvas-3d-demos.html
    http://www.canvasdemos.com/
    http://9elements.com/io/projects/html5/canvas/

    cumps e obrigado,

    rjnunes

    • Para aprender é preferivel o Python. O object oriented class based como o Python já exige algum esforço para aprender; o approach functional prototype based do JS é mais dificil de apanhar se for a 1ª linguagem q um gajo aprende.

      — MV

  5. thanks :)

    já ando a dar olhada a uns livros de python.

    mais uma vez obrigado pela dica.

    rjnunes

  6. Bom 2.º ponto!
    Nem tanto pelos links, mais pela menção ao assunto. Também o Calacanis escreveu um bom email sobre isso em Fevereiro.

    Keep this coming.